Correio Popular Notícia





Secretaria de Saúde apresenta contas do 1º Trimestre

Data da notícia: 13/06/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Cumprindo a determinação da Lei, a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (Semusa) realizou na manhã da última quarta-feira (11), no plenário da Câmara de Vereadores, a sua prestação de contas relativa ao primeiro trimestre de 2014.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140613-152.jpg[/IMG] Esta prestação de contas ocorre em Cumprimento à Lei 8.689/93, de acordo com seu artigo 12 que fala que o ?Gestor do Sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada?.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki este é momento da população tomar conhecimento e tirar suas dúvidas sobre os investimentos dos recursos públicos. ?Na audiência pública apresentamos as receitas e despesas, de onde vieram os recursos e como estão sendo aplicados. Precisamos que a população se torne mais presente neste tipo de evento para acompanhar detalhadamente estas informações. Além de recursos próprios tivemos várias emendas de parlamentares que contribuíram consideravelmente com várias ações de melhoria que estão sendo concluídas?, explicou Renato.

MELHORIAS - O secretário citou como uma das melhorias que vem sendo realizadas a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS). ?Já concluímos o Centro de Saúde Especializado da Mulher, o Ceci Cunha e devolvemos à população um local muito mais confortável e melhor equipado para atender às nossas ji-paranaenses. Nesta UBS já há um mamógrafo instalado e em breve será instalado mais um aparelho que foi adquirido por emenda do senador Acir Gurgacz. Este equipamento proporcionará a realização de exames mais exatos, por conta da sua tecnologia avançada?, comentou o Secretário.
Um ponto que tem sido de grande questionamento da população é quanto à contratação de mais médicos com especialização em pediatria, ortopedia e obstetrícia. Segundo Renato, este é um problema de cunho nacional e que ele, junto com o Prefeito Jesualdo Pires, estão tentando solucionar no município. ?Não há profissionais destas especialidades com sobra no país e os que existem não se sentem atraídos a trabalhar em municípios como Ji-Paraná por conta dos salários que são pagos, então acabam ficando nos grandes centros. Tenho conversado com o Prefeito Jesualdo e encaminharemos um pedido ao Tribunal de Contas para que nos autorizem a fazer a contratação emergencial destes profissionais. Também estamos estudando uma forma de tornar o nosso município mais atrativo para que eles sintam vontade de vir trabalhar aqui?, concluiu o Renato. Por Lei, o município tem a obrigação de investir no mínimo 15% da arrecadação na área da Saúde, neste trimestre forram investidos cerca de 19% e, segundo Renato, até o final do ano este valor sempre chega perto da casa dos 22%.

Fonte:






Noticia vista 1501 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.